sábado, 13 de agosto de 2011

Dom Emanuel, seja bem vindo!



Na edição do 1º trimestre expressamos nosso agradecimento a dom Hélio pelos 32 anos de dedicação e carinho pela nossa casa. Nesta edição, queremos manifestar nossa alegria de ter como novo bispo dom Emanuel, que no dia 20 de maio tomou posse como sexto Bispo Diocesano de Caratinga. A nomeação seguida da posse foi uma resposta favorável às nossas expectativas e orações pedindo a Deus um novo pastor. Agora, nós seminaristas, assim como toda diocese, estamos repletos de esperanças e novas perspectivas.
            Quanto a dom Emanuel, já é um velho conhecido da casa, lecionou por aqui e sendo Bispo de Guanhães sempre estava presente no seminário, pelo fato de os seminaristas da quela diocese estudarem conosco. Isto demonstra o carinho pelo seminário e sua preocupação com a formação dos seminaristas, que para ele são a “pupila dos olhos” do Bispo.
            Logo após a nomeação, em entrevista concedida a revista Diretrizes, dom Emanuel salientou sua constante preocupação com a formação dos seminaristas. Segundo ele, o seminário já tem uma ótima estrutura e afirma que melhorou muito desde o tempo em que lecionava aqui. Por enquanto, quer dar continuidade aos investimentos, sobretudo com professores de fora, até formar professores daqui mesmo. Expressou também que quer dialogar com cada seminarista e manter uma presença mais constante, até mesmo no futebol, o qual Dom Emanuel disse gostar muito, especialmente, o de salão. Afirma, de modo geral, que o relacionamento com os seminaristas será bom, sua presença junto de nós não será apenas de celebrar a missa de vez em quando.
            Todo esse processo foi uma experiência muito singular, para toda a diocese, de uma maneira mais específica, para nós no seminário, que desde o pedido de renúncia do Dom Hélio, aguardamos ansiosamente por uma resposta favorável. Nossas orações sempre foram confiando na providência divina de um Bispo Pai e Pastor. No dia na nomeação a alegria foi contagiante, nossa casa ficou em festa, apesar de os seminaristas de Guanhães ficarem sem Bispo por um tempo, mas tudo pelo serviço à Igreja.
            A partir de então, todos se dispuseram a colaborar na organização da posse. Os padres, as congregações religiosas, nós do seminário, as comunidades, enfim, todos que fazem parte da diocese. Isso para que tudo acontecesse da melhor maneira possível. Não podia ser diferente... Aconteceu! Com o esforço de cada um a festa foi marcante. Todos traziam no rosto a satisfação de estar ali e participar. A diocese, que durante um ano uniu-se em preces, viu naquele momento as mesmas serem atendidas.
            Assim, nós seminaristas, estamos apostando em uma relação muito positiva com nosso Bispo, pois ele vem demonstrando um carinho especial conosco. Sua presença em nosso meio, representa nova fase na caminhada vocacional de cada seminarista. A experiência dele como padre e Bispo nos ajudará no crescimento e discernimento rumo ao sacerdócio. Será a oportunidade de, desde já, irmos estreitando os laços e construindo nossa unidade para fazermos dessa relação uma verdadeira Igreja, cujo Pastor nos conduzirá sempre para as melhores pastagens.
            Queremos fazer desse momento, tão especial, um momento de confiança na graça de Deus, se rezamos pedindo um novo pastor, nossas orações, agora, são em prol do trabalho dele. Que o próprio Jesus Cristo, que prometeu estar com os apóstolos todos os dias, possa estar também junto de Dom Emanuel, o qual é hoje sucessor dos apóstolos e mensageiro maior do Evangelho em nosso meio. Esperamos que as palavras de nosso Bispo sejam a oportunidade diária de santificação do povo a ele confiado.
            Resta-nos agora desejar a dom Emanuel as boas vindas, que Nossa Senhora do Rosário, padroeira do Seminário, interceda a Deus Pai pelo seu episcopado. O Seminário Diocesano o acolhe de portas abertas. Assim como se demonstrou aberto ao diálogo nós também estamos. Queremos caminhar juntos, sendo fraternos, um ajudando o outro, servindo à Igreja e colaborando na construção diária do Reino, sendo discípulos e missionários a serviço da misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário