terça-feira, 17 de maio de 2011

Experiência Vocacional no Propedêutico

“Cada seminarista deve ter presente consigo que ele é o principal sujeito de sua formação, como o espelho que doravante será o reflexo da realidade que hoje constrói”

Cada vocacionado recebe do Senhor um chamado. No contexto da fé cristã designa a missão confiada por Deus a cada batizado, cuja santidade é seu objetivo último.
 Dentre as diversas vocações existentes na Igreja, o chamado de Deus ao ministério sacerdotal constitui-se um dos mais belos e especiais. Afirmava o Venerável Papa João Paulo II que “toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem”. De fato, os efeitos do Sacramento da Ordem transcendem a realidade fragilizada do homem, pois configura os ministros ordenados à Pessoa de Cristo, conferindo-lhes o poder de sinalizar diante da comunidade cristã a presença Sublime de Jesus Sacerdote e Bom Pastor.
 No entanto, todo chamado de Deus precisa ser descoberto a partir de um processo de discernimento vocacional, e com o dom do sacerdócio não é diferente. Embora tenha sido plantado por Deus no coração de muitos, os frutos só poderão ser abundantes se for devidamente cultivado e preservado. Também a amizade com Deus, através da oração e meditação da Palavra será fundamental para assegurar a convicção do chamado recebido.
 Assim sendo, nosso Seminário Propedêutico São José acolhe neste ano de 2011 quinze jovens, provindos das Dioceses de Guanhães e Caratinga, dispostos a vivenciarem este processo de discernimento do chamado que ressoa forte em seus corações, na certeza de que, como diz o Prof. Felipe Aquino, “só o desejo de ser sacerdote já representa metade da certeza de que é este o dom concedido por Deus ao vocacionado”. Este ano introdutório será, portanto, uma oportunidade especial de esclarecer esta vocação, além de ser um período de crescimento na convivência fraterna e de uma maior aproximação de Deus através das diversas experiências de oração.
 “Vem e segue-me” (Mt 9,9) é o convite do próprio Cristo dirigido a cada um desses jovens. Se a conclusão obtida for de que o chamado de Deus é realmente para o exercício do ministério sacerdotal, que ele possa ser vivido de forma plena em prol da construção do Reino de Deus, em perfeita fidelidade ao Papa e ao Magistério autêntico, à Tradição Apostólica e à Sagrada Escritura.
Para que cada seminarista chegue ao ápice do discernimento vocacional, permanece o forte apelo a toda a Igreja, para que reze sem cessar pelas vocações, pois deste grande sustentáculo não podemos abrir mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário