terça-feira, 17 de maio de 2011

Editorial

Um novo ano inicia-se para todos nós. Nele nossas esperanças se renovam. Aqui no seminário, nova turma, novos colegas. Descortinam-se largos horizontes, de grandes sonhos e possibilidades. É o novo que bate a nossa porta. Pede-nos renovação, acolhida.
Poder ser que nossos corações se angustiem um pouco, pois diante do novo abrem-se também as incertezas e inseguranças. O caminho não está pronto. Na verdade, precisa ser desenhado, só depois percorrido.
            Mas se há disposição no coração, bases sólidas e firmes, o novo é bem vindo. É oportunidade também de revisão, olhar o que não foi tão bom, acolher e fortificar o que já era bom, reinventar novas maneiras de viver.
            E como não poderia deixar de ser, essa edição de nosso jornal “A sementeira”, traz grandes novidades. Um olhar mais sensível perceberá logo que estamos de diagramação nova. É tentativa de fortalecer a beleza. Cativar pelo olhar. Pois há sempre um jeito novo de tornar ainda mais bonito o que já era belo. É  tentativa de “expulsar” das ideias e do coração, aquilo que nos é essencial: somos seres belos, pois a vida é bela!
            Na verdade, não tem outro jeito. O ser humano é sempre muito influenciado pelo meio em que vive e pelos acontecimentos. É seu tempo histórico. Não poderia ser diferente. Nessa edição, somos também envolvidos de gratidão a Deus pelos 32 anos de ministério Episcopal de Dom Hélio, o bispo das vocações, da oração, da entrega. Com certeza, foi alguém que deu tudo de si mesmo, por causa do Reino de Deus. Fica emérito para o governo da diocese, mas no coração dos seus padres e diocesanos, jamais será esquecido.
            Após 32 anos sob a orientação de Dom Helio, a diocese de Caratinga acolhe com alegria seu novo pastor, dom Emanuel M. de Oliveira. Ele é o pastor que vem “ A serviço da misericórdia”, seu lema episcopal. Se dom Hélio tem uma “história de amor para com o seminário”, dom Emanuel tem os seminaristas “como a pupila de seus olhos!”
            Além destes grandes destaques, a coluna do “Fala Mestre” traz um texto cativante do Professor Sergio Duarte, sobre a aplicabilidade do método cientifico na aprendizagem. Uma característica importante da utilização desse método, é que ele possibilita a “conciliação das opiniões” sobre determinado assunto. Na seção de Teologia, um texto profundo em que aborda a experiência de Deus através da Teologia. Na seção de Filosofia, a liberdade como fundamento das ações humanas, está em destaque.
             Demos graças a Deus, nessa edição, pelas possibilidades de mudanças e renovação. Que o novo seja sempre bem vindo em nosso meio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário