domingo, 5 de dezembro de 2010

Apresentações de monografia

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, doze seminaristas concluintes dos cursos de filosofia e teologia, muito entusiasmados apresentaram suas monografias com o objetivo de compartilhar com os colegas a satisfação, o valor e a importância destes trabalhos elaborados e do conhecimento que foi adquirido durante o curso seja de filosofia seja de teologia. Uma vez que, ao término destes cursos, todos passarão por essa experiência de fazer uma pesquisa mais aprofundada em um determinado tema escolhido pelo próprio formando.
Terminado o trabalho, a partir do tema escolhido cada concluinte fez a apresentação breve a todos os colegas e formadores com o principal objetivo de compartilhar um pouco do conhecimento das pesquisas realizadas através de um bom tempo de estudo, e de pistas oferecidas por um professor orientador. De maneira clara e objetiva percebeu-se no decorrer das apresentações que todos estavam muito bem preparados. A apresentação começou com a exposição do objetivo, o que chamou atenção e as motivações que o levaram a realização do tema escolhido.
Assim, houve uma diversificação de temas que abrangem várias áreas do conhecimento. Os teólogos partilharam um pouco sobre: “Os aspectos relevantes do ensino social da Igreja” (Wanderley Fonseca), “No caminho de Damasco: o encontro com o ressuscitado”, “Apontamento históricos, teológicos e eclesiológico para uma práxis pastoral” (Moacir), “O Anuncio de Paulo: uma releitura dos novos areópagos”. Filosóficos: O Conceito de Alienação na filosofia marxiana (Dione), O Homem no Estado de Natureza e a Origem da Desigualdade Social em Rousseau (José Aparecido), Conceito Prelimi-nar de Conhecimento no Discurso do Método de Descartes (André), Conceito de indústria cultural: pen-samento de Adorno em relação a co-municação de massa (Cláudio), Realidade virtual: das extensões da mente a espaço do pós - humano (Elias), Mente e inteligência artificial: uma reflexão filosófica (Brener), Análise do Discurso sobre as Ciências e as Artes de Rousseau (Erasmo), Considerações acerca do SER na metafísica de Tomás de Aquino (Reginaldo).
Acredito que estas apresentações são de valiosa importância, não só para nós concluintes dos cursos filosófico e teológico, mas também para toda a comunidade que com carinho e atenção prestigiam a apresentação. Estas reflexões também servem de motivação aos demais irmãos de caminhada.
_______________________________
José Aparecido de Miranda
Seminarista, terceiro ano de Filosofia
Diocese de Guanhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário